HISTÓRIA

HISTÓRIA
A partir da formação do Clube Desportivo 9 de Maio (09/05/87), surgiu a ideia da criação de uma Associação voltada para a prática esportiva de forma mais organizada no Município de Pintadas. A tradição e a força do então Clube Desportivo 9 de Maio impulsionaram os idealizadores deste Projeto Esportivo a pensar numa estrutura maior cujo alcance abrangesse outras áreas que servissem para apoiar e desenvolver programas educativos e sociais que atendessem a uma demanda maior de crianças e adolescentes do nosso Município. Amadurecida a visão, os idealizadores Marinor Carneiro de Sena, José Ferreira de Oliveira Filho e Lenivaldo Lima da Silva partiram para a criação da atual Associação.

Histórico da criação da Associação – conforme Ata de nº 1, de 20/04/94, registrada em 25/05/94, sob o nº 4.748, fls. 88 v, no Cartório de Registro de Títulos e Documentos – Município de Ipirá/BA.
(Resumo inicial da ata nº 1, da fundação da Associação):
“Aos vinte (20) dias do mês de abril do ano de mil novecentos e noventa e quatro (1994), às dezesseis horas (16:00h), no Centro Educacional, sito à Pça 2 de Julho, s/n, nesta Cidade de Pintadas-Bahia, reunidos por convocação regularmente através de número afixado em lugar público, fizeram-se presentes todos quantos manifestaram interesse na fundação de uma sociedade civil que terá por objetivo o desenvolvimento de atividades desportivas e culturais.” (...)
Participaram da reunião os seguintes sócios: Marinor Carneiro de Sena, José Ferreira de Oliveira Filho, Lenivaldo Lima da Silva, Daniel Nepomuceno Júnior, Luciano Guimarães da Silva, Edenivaldo Ferreira Mendes, Sandoval Oliveira Machado, Edson Barbosa de Siqueira, Evandro Barbosa de Siqueira, Claudionor Pinheiro de Santana, Ailton Rios de Almeida, Neuraci Pedreira de Almeida Fernandes, Zildene Dias da Silva Almeida, Adailton Rios de Almeida, José Dias da Silva, Edivaldo Trindade de Almeida, Ariosvaldo Gonçalves Rios, Adailton Gonçalves Rios, Claudivino Ferreira Mendes e Dener Marcos Dias da Silva.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA 9 DE MAIO - PINTADAS/BA.
Fundação: 9 de maio de 1987, como Clube Desportivo 9 de Maio.
Alteração/Organização em Associação: 20 de abril de 1994, conforme ata de fundação.
HOMENAGEADOS: Aniversário de Emancipação de Pintadas (09/05/85) e o ilustre torcedor Sr. Zezinho de Alexandre, nascido no dia 9 de Maio de 1948.
Símbolo Principal: - ÁGUIA”: ave notável pelo seu tamanho e vigor.
Cores Representativas: verde, branco e vermelho.
Sede: Praça Honorato Gonçalves, 476 – Pintadas/BA
CNPJ: 00.981.854/0001-04
A Associação Desportiva 9 de Maio é reconhecida de Utilidade Pública Municipal (Conforme Lei nº 155/99, de 14 de maio de 1999) e de Utilidade Pública Estadual (Conforme Lei nº 7911, de 11 de Setembro de 2001 - Assembléia Legislativa do Estado da Bahia -, publicada no Diário Oficial/BA, de 12/09/01).


José Ferreira Filho
diretor executivo